Portfolio
Criada em 2009, a Trama atende aos setores público, privado e não governamental, além de agências internacionais, desenvolvendo projetos e prestando serviços de apoio, em temas como:
- Empreendimentos produtivos de baixo carbono.
- Soluções baseadas na natureza.
- Governança multipartite e inovação institucional para a sustentabilidade.
- Finanças ambientais.
- Planejamento territorial integrado e públicas sustentáveis e inclusivas.
- Infraestrutura gerencial e logística para projetos de sustentabilidade.
Contratada pela Chemonics Internacional para oferecer apoio técnico, logístico e institucional para a instalação e operação no Brasil de um mecanismo financeiro, estabelecido inicialmente com recursos da Cargill, voltado para a promover a proteção das florestas dos biomas Amazônia, Cerrado e Chaco. O LIF visa a estimular a cadeia produtiva da soja a produzir sem desmatar e a evitar a conversão do uso do solo, além de promover a produção ambientalmente responsável, com benefício para produtores e comunidades. De outubro de 2020 em diante.
Contratada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para estruturar e operar a Unidade Executora do Projeto (UGP) Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para a Redução da Pobreza no Brasil Fase II – Desenvolvimento Rural Sustentável na Caatinga. O Projeto resulta de acordo de cooperação internacional entre o Brasil e o Reino Unido, tendo o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) como gestor financeiro, a FBDS como executora. No Projeto, além de operar a UGP Trama foi ainda contratada para desenvolver Mapeamento e Avaliação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural na Caatinga. De outubro de 2019 a setembro de 2022.
O Amapá na Liderança Nacional de uma Nova Economia do Clima
2017Contratada pela IC Participações EIRELI e o iBureau para elaborar uma proposta de desenvolvimento para o estado do Amapá com base em teoria de mudança, dirigida para fortalecer os setores e cadeias produtivas estaduais que operam com base no patrimônio natural e cultural local. De julho a outubro de 2019.
Contratada pela Natura Cosméticos para elaborar documento com subsídios sobre o processo de desmatamento da Floresta Amazônica, tratando de três diferentes aspectos: (i) os ciclos econômicos de desenvolvimento regional e seus impactos sobre a cobertura florestal; (ii) as instituições e métodos existentes, voltados para monitorar o desmatamento; as salvaguardas ambientais voltadas para proteger a floresta de impactos e desmatamento. De fevereiro a março 2019.
Ecossistema de Fundos Socioambientais do Estado do Pará
2018Contratada pelo Instituto Dialogue, com recursos do PNUD, para desenvolver estudos sobre a operacionalização de um ecossistema institucional composto pelo conjunto de fundos socioambientais existentes no Pará. O trabalho incluiu: (i) a revisão da lei estadual que instituiu a política socioeconômica (COPES); (ii) a produção de uma proposta para a criação de uma Unidade Gestora do Ecossistema de Fundos que suporta a política socioeconômica estadual; (iii) a definição de critérios ou salvaguardas para a gestão de riscos envolvidos nas operações do escossistema estadual de fundos; (iv) elaboração de uma proposta de modelo de governança e de gestão institucional para a Biotec Amazônia (BIOTEC). De junho a dezembro de 2018.
Estudos Preliminares sobre o Programa Rural Sustentável na Caatinga
2018 https://prscaatinga.org.br/Contratada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/BR) para desenvolver estudos preliminares sobre aspectos e condições necessárias para a extensão e adaptação do Programa Rural Sustentável, fase 2, para o bioma Caatinga, com a finalidade de contribuir para o combate a mudanças climáticas e à pobreza naquele bioma. O programa visa estimular o pequeno e médio agricultor a adotar tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono. O trabalho envolveu estudos sobre as condições socioambientais, econômicas e institucionais do bioma. Inclusive a exploração da possibilidade de um mecanismo financeiro ambiental, voltado para buscar a sustentabilidade de longo prazo da iniciativa na região. De fevereiro a junho de 2018.
Centro de Inovação Tecnológica para o Clima
2016Contratada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para elaborar proposta e buscar recursos para viabilizar uma unidade institucional, voltada aplicar no Brasil a metodologia de Avaliação de Necessidades Tecnológicas (Technology Needs Assessment), proposta pelo Climate Technology Center and Network (CTCN) da ONU, visando a apoiar a implementação das agendas de mitigação e adaptação da NDC do Brasil. De junho de 2016 a agosto de 2017.
Apoio na Formulação de Proposta
2017Contratada pela Chemonics Internacional para apoiar a empresa na identificação e contato com potenciais parcerias nacionais para a preparação e apresentação de proposta para a USAID, em atendimento à chamada de projetos Melhores Práticas de Gestão nos Setores Prioritários de Infraestrutura (energia hidroelétrica, estradas, óleo e gás e mineração) na Bacia Amazônica, incluindo Perú, Colômbia e Brasil. Julho de 2017 e janeiro de 2018.
Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do Estado do Mato Grosso
2017Contratada pela The Sustainable Trade Initiative (IDH/Netherlands) para desenvolver a formulação programática, institucional e financeira da Estratégia PCI, contextualizando e definindo caminhos para o alcance dos objetivos e metas previamente definidos para a estratégia, envolvendo seus principais atores nesse processo de construção coletiva e buscando convergências sobre pontos de interesse comum. De janeiro a agosto de 2017.
Contratada pela SOS Mata Atlântica para realizar ampla revisão institucional, envolvendo governança, missão, visão, estratégia, processos habilitadores, mapa estratégico, metodologia para planejamento plurianual, metas, indicadores, estratégia de mobilização de recursos e capacitação da equipe técnica. De agosto de 2015 a dezembro de 2016.
Instituto Mariangela e Roberto Klabin (IMARK)
2015Contratada pelo Refúgio Ecológico Caiman para realizar estudo e planejamento da criação do Instituto, envolvendo definição de governança, estrutura organizacional, estratégia e programa de conservação de biodiversidade, manutenção da cultura da pecuária pantaneira, estratégia de operação em redes e parcerias, aprendizado e colaboração, além de estratégia de mobilização de recursos internacionais. De agosto a dezembro de 2015.
Pagamentos por Compensação Ambiental de Grandes Obras de Infraestrutura
2015Contratada pelo Instituto Dialog, em parceria com o Programa ONU-Habitat, para desenvolver estudo sobre estratégias para planejamento territorial integrado, com ênfase em desenvolvimento econômico e social, a partir da utilização de recursos disponíveis em pagamentos por compensação ambiental, principalmente no contexto de grandes obras de infraestrutura no território do estado do Pará. De maio a agosto de 2015.
Modelos de Governança e Mobilização de Recursos
2014Contratada pela Padma, em parceria com o Critical Ecosystems Partnership Fund (CEPF), para realizar estudo sobre atuais tendências globais da governança de organizações não governamentais e dos impactos da sua composição e funcionamento sobre oportunidades de captação de recursos financeiros. De outubro de 2014 a março de 2015.
Análise de Impacto do Projeto Puma/Klabin
2012Contratada pela empresa Klabin para avaliar e mitigar os impactos sobre os três municípios da área de influência da instalação de uma nova fábrica de celulose que integra e expande o parque industrial em torno do município de Telêmaco Borba no Paraná, além de propor um exercício de relacionamento e integração de interesses (matriz de materialidade). De março a dezembro de 2012.
Desmatamento Zero na Amazônia
2012Contratada pelo Greenpeace – Brasil para coordenar a elaboração de estudo e de debate com lideranças da sociedade civil ambientalista nacional sobre a proposta da instituição para alcançar o Desmatamento Líquido Zero na Amazônia. De março a julho de 2012.
Programa Amazônia
2010Contratada pela Natura Cosméticos para propor e desenvolver um programa de responsabilidade socioambiental corporativa para a região Amazônica. A proposta envolveu: a familiarização da diretoria da empresa com a história e características socioambientais da região amazônica, conduzida por meio de seminários com especialistas e viagens à região; a concepção de programa de apoio à sustentabilidade de cadeias fornecedoras de matérias primas; o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico (P&DI) sobre os recursos naturais do território; bem como o apoio ao fortalecimento da institucionalidade regional. De dezembro de 2010 a dezembro de 2011.
Assessoria Técnica Nacional e Internacional
2009Contratada por Guilherme Peirão Leal para prestar assessoria técnica na preparação da participação dessa liderança empresarial nacional em diferentes ambientes e eventos nacionais e internacionais, principalmente relativos ao exercício de responsabilidade socioambiental corporativa. De outubro de 2009 a dezembro de 2015.
Biomas Terrestres do Brasil
Amazônia
Cerrado
Mata Atlântica
Caatinga
Pampa
Pantanal